Na Morada das Artes você pode encontrar artistas como Afonso Brandão, Antônio Póvoas, Ciro Falcão, Edimar Santos, Eduardo Sereno, Edson Mondego, Luis Moraes, Mário Martins, Willian de Jesus com as mãos literalmente na(s) obra(s).
Além dos artistas profissionais, você pode ver aulas de pintura em meio ao seus salões. Muitas obras de profissionais e estudantes (como eu) são expostas aqui no blog.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Noticia da Fundação Municipal de Cultura


Fransoufer abre exposição em homenagem a São Luís nesta quinta-feira
(Matéria extraída do blog da Fundação Municipal de Cultura - Func)
















A Fundação Municipal de Cultura (Func) recebe nesta quinta-feira, 02 de fevereiro, a exposição “São Luís, minha eterna São Luís”, do artista plástico Fransoufer. A mostra, instalada no anexo da Oficina Escola, será aberta às 18 horas.

A individual reúne cerca de trinta telas de grandes dimensões (1,60 x 1,60 m), em acrílico sobre tela. A temática é variada, mas com predominância de imagens e personagens da cultura popular maranhense, como Bumba-meu-boi, Tambor-de-Crioula etc., além de pregoeiros, vendedores de caranguejos e jangadeiros.

Com estilo próprio e inconfundível, Fransoufer utiliza a cromática forte e vibrante, deixando por conta das cores a intensidade das emoções e sensações. O uso de tons degradés confere uma maior dimensão às obras. Os traços simples e reduzidos simplificam as figuras.

Fransoufer é o nome artístico de Francisco Sousa Ferreira, que nasceu em Bequimão, mas que logo foi transferido para São Luís, para dar início aos estudos primeiros. E, foi nesta oportunidade que o artista teve seu primeiro contato com as artes. Hoje, como quase quarenta anos de carreira, Fransoufer agradece à cidade pela sua iniciação na arte, ao mesmo tempo em que a homenageia pelos seus 400 anos de fundação.

“Adotei São Luís como a minha cidade do coração. Há 50 anos resido aqui. Vivi, convivi e absorvi toda a essência desta cidade mágica. Ela que me inspira e faz-me transformar suas imagens em arte. Então, nada mais justo do que prestar esta homenagem à cidade que me acolheu como um filho”, destaca o artista.

A exposição permanece aberta a visitação diariamente das 09h às 13h e das 15h às 19h. O anexo da Oficina Escola fica localizado na Avenida Vitorino Freire, s/n, Praia Grande, em frente ao Terminal de Integração. A entrada é gratuita.

1 comentários:

Muito bom!!! Parabéns pela postagem...ótima informação...vamos prestigiar...ARTE é sempre agradável aos olhos e à alma...!!!
abraço.

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites