Na Morada das Artes você pode encontrar artistas como Afonso Brandão, Antônio Póvoas, Ciro Falcão, Edimar Santos, Eduardo Sereno, Edson Mondego, Luis Moraes, Mário Martins, Willian de Jesus com as mãos literalmente na(s) obra(s).
Além dos artistas profissionais, você pode ver aulas de pintura em meio ao seus salões. Muitas obras de profissionais e estudantes (como eu) são expostas aqui no blog.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Cores Complementares

Cores Complementares - colaboração de João Alexandre.

Você já imaginou como seria um mundo se não houvesse as cores? Pois é, seria muito sem graça né? Dessa forma nós todos reconhecemos a importância das cores no nosso mundo! Entretanto, mesmo sem ser um artista ou admirador da arte de pintura, intuitivamente percebemos a importância que a sombra e a luz têm na vida real e como percebemos o mundo em que vivemos através de sombra e luz...
Mas no caso, aos admiradores da arte da pintura surge a dúvida....como representar adequadamente os efeitos da sombra e da luz na tela?
Nesse caso o conceito de cores complementares é de fundamental importância!!

Cores complementares são cores que, em certo sentido, são opostas umas às outras. A acepção dessas cores varia dentro da ciência das cores, na arte.
Na ciência das cores, duas cores são chamadas complementares se, quando misturadas, produzem o preto, o branco ou alguma graduação de cinza. Nos sistemas de cores mais perceptíveis, o branco está no centro do espectro e as cores complementares se situam uma ao lado oposto da outra. O exemplo mais claro é o círculo de cores, no qual as cores complementares estão em lados opostos no disco de cores.
O uso de cores complementares é um aspecto importante para a beleza na arte. Quando são colocadas uma ao lado da outra, os complementos aparecem contrastantes. Dessa forma é possível fazer sombra e luz combinando vermelho e sua cor oposta (ciano) ou ainda verde e laranja por exemplo...























UMA CURIOSIDADE:
Quando alguém fixa os olhos em uma cor única por um período de tempo (30 segundos até um minuto são suficientes) e depois olha para uma superfície branca, uma imagem com a cor complementar vai aparecer. Isto ocorre porque os fotorreceptores de uma cor na retina são fatigados, perdendo a habilidade de enviar informação ao cérebro. Quando a luz branca é vista, as porções daquela cor incidentes no olho não são transmitidas eficientemente como as outras cores, e o resultado é a ilusão de ver a cor complementar. Quando os receptores permanecem em repouso por algum tempo, a ilusão desaparece.

3 comentários:

"O negocio é Preto no Branco"
Analista Jr.

Legal receber sua visita aqui no blog Analista Jr. abraços,

faleu vc me ajundarão muito e meu trabalho

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites