Na Morada das Artes você pode encontrar artistas como Afonso Brandão, Antônio Póvoas, Ciro Falcão, Edimar Santos, Eduardo Sereno, Edson Mondego, Luis Moraes, Mário Martins, Willian de Jesus com as mãos literalmente na(s) obra(s).
Além dos artistas profissionais, você pode ver aulas de pintura em meio ao seus salões. Muitas obras de profissionais e estudantes (como eu) são expostas aqui no blog.

domingo, 25 de setembro de 2011

Restauração (arte final)

Restauração feita pelo artista Luis Moraes.
A obra original é de autoria do Lobato (datada de 1985) portanto, 26 anos de idade. A pintura é feita sobre madeira/compensado - pertence ao acervo do Governo do Estado do Maranhão
Ao chegar no ateliê haviam áreas parcialmente comprometidas (dá para ver em foto na sequência).

















Um desafio grande da restauração é colocar a obra o mais próximo de suas condições originais sem mudar o estilo, sem alterar as cores - requer imitar a obra. Pode parecer fácil, mas de fato não é. Cada artista, tem um forma, um estilo, uma maneira de manifestar sua arte. É preciso muita sensibilidade, conhecimento da obra e dos materiais, talento e experiência para fazer um trabalho semelhante.
Luis dá um show de técnica. Obra ainda está pendurada nas paredes da Escola de Pintura da Morada das Artes.


















Logo abaixo, segue uma foto de um momento onde a restauração ainda estava ocorrendo. É possível observar trechos com áreas em branco, onde houverão reparos da área em madeira, para posterior acabamento e pintura.


2 comentários:

Parabéns ao Professor querido... é muitoooooo talentoso.

Oi Vanilda, tudo jóia? Não sei se o Luis está vendo a teu comentário. Mas certamente que ele ficaria (ou ficará) feliz em ver uma mensagem bacana como esta. De fato, Luis é abençoado. abraços, Emilio

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites