Na Morada das Artes você pode encontrar artistas como Afonso Brandão, Antônio Póvoas, Ciro Falcão, Edimar Santos, Eduardo Sereno, Edson Mondego, Luis Moraes, Mário Martins, Willian de Jesus com as mãos literalmente na(s) obra(s).
Além dos artistas profissionais, você pode ver aulas de pintura em meio ao seus salões. Muitas obras de profissionais e estudantes (como eu) são expostas aqui no blog.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Philippe Lhouillier (O Pintor da Luz)

Conheço um pouquinho (bem pouquinho mesmo) da obra de Philippe Lhuillier - basicamente obras  que vi expostas em um dos maiores restaurantes de São Luis (Restaurante Feijão de Corda) - algo em torno de 10 a 20 obras. O que eu vi me deixou impressionado com a beleza dos quadros e o seu estilo hiper-realista - daquele tipo de obra que engana olhar de  qualquer um e nos faz pensar que, cada obra se trata de uma fotografia. 


Admiração extrema pelo seu talento e seu trabalho. Felizmente morando em São Luis do Maranhão tenho chances de conhecê-lo e também conhecer um pouco mais de sua obra e trajetória.


Pesquisei um pouco na internet (ainda não conheço o artista) de onde extrai um pouco de sua história.


"....Philippe Lhuillier é artista plástico, francês, pouco mais de 50 anos, autodidata. É do sul oeste da França (Agen) e vive em São Luís do Maranhão, no Brasil. Pinta desde os 14 anos de idade a oléo sobre tela e fez sua primeira exposição particular aos 16 anos.Fez coletivas em Paris, Cannes, Clermont Ferrant, Bayonne e foi premiado em “gare de Cannes”, em 1986. Após um acidente, perde a mão direita e aprende a pintar com a mão esquerda. Passados 3 anos, faz um trabalho que se aproxima mais do realismo, do engana-olho e participa novamente de coletivas. Em 1991, acumula 20 quadros e vende quase todos em uma exposição dedicada a um trabalho de um padre francês fundador de uma escola profissionalizante para meninos carentes. De lá, seguiu para o Brasil, onde se adaptou bem, permanecendo em São Luís do Maranhão há mais de 16 anos..."











4 comentários:

um belo hiper-realismo realmente, emilio! uma boa descoberta. e o que é melhor: aí pertinho!
abraços!

Oi Paulo, boa noite!
Dia desses vou arranjar um jeito de visitar o atelier de Phillipe. De fato, suas obras são show de bola!
grande abraço.

Emílio, parabéns pela postagem... sou super fã do trabalho desse artista... é simplesmente ESPETACULAR!!!! qdo fores visitá-lo me convida... hahaha... bjo.

Valeu Vanilda. Sempre muito bom ver você aqui ou na escola. abraços,

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites