Na Morada das Artes você pode encontrar artistas como Afonso Brandão, Antônio Póvoas, Ciro Falcão, Edimar Santos, Eduardo Sereno, Edson Mondego, Luis Moraes, Mário Martins, Willian de Jesus com as mãos literalmente na(s) obra(s).
Além dos artistas profissionais, você pode ver aulas de pintura em meio ao seus salões. Muitas obras de profissionais e estudantes (como eu) são expostas aqui no blog.

domingo, 17 de junho de 2012

Bem vindo visitantes de Paraopebas

Visitantes de Paraopebas chegaram e animaram a Escola de Pintura da Morada das Artes. 
Estimo que houvesse mais de 30..talvez 40 pessoas em grupo visitando o centro histórico e passaram por lá.
Foram momentos bem legais onde aproveitamos para bater foto da turma toda e dar as "boas vindas".
Sempre muito bom quando uma turma animada assim chega e se interessa pela arte e pelo ambiente da escola.
Seja bem vinda turma de Paraopebas!!








sábado, 16 de junho de 2012

3o Salão de Arte de São Luis

Segue fotos de nossa visita ao 3o Salão de Arte de São Luis que conta com obras de vários artistas locais.
A mostra fica logo ali na Praia Grande vizinho ao shopping do cidadão. Muita coisa boa de ver. Há pintura, escultura, fotografias - manifestações variadas como pouco temos oportunidade de ver por aqui.
É show de bola.









domingo, 10 de junho de 2012

Benjamim Wu - American Gallery (link)

Eu sou seguidor do site do "American Gallery" e é duro não replicar as suas postagens. Tem muita, muita coisa boa. Cada artista mais fera do que o outro... cada obra mais bacana do que a outra.
São vários, vários shows de bola!!!
Eu recomendo seguir o site.... é facílimo fazer sua inscrição.
Quase todo dia tem coisa nova (e coisa muito boa).
Desta vez, postamos obras de Benjamim Wu.





















Segue o link das obras do artista acima:

http://americangallery.wordpress.com/2012/06/09/benjamin-wu-1961/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+wordpress%2FVVue+%28AMERICAN+GALLERY+%28Wordpress%29%29

Nogueira no Odylo Costa Filho

Nosso colega de classe Nogueira encontra-se expondo um pouco de sua arte no Odylo Costa Filho. 
Uma série de telas e esculturas e cerâmica fazem parte da mostra - todas com forte conexão com a Cultura do Maranhão e suas festividades.
Segundo o artista a exposição ficará aberta ao publico até o final do mês de Junho/12 sempre no horário comercial. 
Anexei algumas fotografias gentilmente cedidas pelo colega.








segunda-feira, 4 de junho de 2012

José Rosário (artista profissional - Minas Gerais)

Final de semana, eu estava visitando os meus blogs favoritos, resolvi escrever para José Rosário (artista profissional reconhecido nacional e internacionalmente) e pedi para postar matéria aqui no nosso blog. 

José Rosário foi extremamente receptivo - apesar de estar entre as estrelas da arte brasileira foi gente boa demais.  Eis que aqui estamos para apresentar para alguns dos amigos um pouco de sua vida e obra. Peguei algumas de suas fotos, colei um pouco de seus textos como segue:

"....Moro em uma região de dupla vocação: uma, onde o aço corre latejando força e progresso, outra, onde o setor rural insiste, sobrevivendo a tudo que o progresso engole...."

"....Nasci em Dionísio, setor rural até hoje. Os tempos me trouxeram para o Vale do Aço e aqui estudei e trabalhei por um bom tempo com projetos industriais. Mas, não há como negar as raízes. Há em cada um de nós, aquela lembrança de cordão umbilical. O corpo sai de um lugar, mas as raízes lá continuam. E se não quisermos sofrer, não podemos calar os chamados.





















Decidi acertadamente (pelo menos não me arrependi) deixar a vocação industrial. Tempos bons foram aqueles. O desenho técnico deu-me critério, método e disciplina. Mas, é comportado demais para os excessos que a arte exige. Voltei para o campo e por anos pesquisei com novos olhos o que antes me parecia muito comum. A geometria perfeita dos caminhos de bois a sulcar os pastos, a conversa lenta e macia dos causos contados nas esquinas, o vai-vem de pedestres e animais nas tardes que se arrastam sem pressa... À partir daí, encontrei o que eu procurava. Resolvi colocar-me a serviço da arte. Mostrar às outras pessoas um pedaço daquilo que vejo. As curvas de estradas que inspiram mistérios, os rios mansos e ameaçados, a gente tão mineira que ainda encontro aqui e ali e que não tem medo de ser feliz.
Pinto o que vejo e o que vivo, sobrevivendo aos modismos contemporâneos, que vez ou outra insistem em me seduzir. Mas, as raízes, aquelas das quais não se pode fugir, me pedem para serem expostas. Tenho um compromisso com a arte: levar ao mundo um pedaço do meu mundo, que o progresso ainda não conseguiu engolir...."

Vejam estas e muitas outras obras de José Rosário no seu blog cujo link segue:





domingo, 3 de junho de 2012

Arte e Amizade em dose tripla

Arte de Tê Carvalho em obra da bancada ruralista - uma fazenda, um campo, cercado, pessoas trabalhando e animais no entorno. A tela é belíssima (a foto não faz justiça à obra) e cheia de pequenos detalhes que a artista desenvolveu - detalhes que certamente são melhor observados "ao vivo". A tela continua exposta na Morada das Artes.




sexta-feira, 1 de junho de 2012

Ciro Falcão - artista profissional.










Texto é uma colaboração do meu colega de classe Marcílio Falcão (sobrinho do artista Ciro Falcão)
Quem é Ciro Falcão? Artista plástico, formado em Educação Artística pela UFMA. Expõe pela primeira vez no Instituto de Letras-ILA, da mesma universidade em 1975.
Onde nasceu? Ludovicense. Apaixonado pela cultura maranhense, Ciro pode ser considerado um artista nato.
Primeiro projeto: Em 1978, participou do projeto Arco Íris, galeria da Fundação Nacional de Arte – FUNARTE (Rio de Janeiro), alcançando o 1º prêmio com uma xilogravura.
Quando descobriu seu dom artístico? Segundo Ciro, desde sua infância a vontade de fazer arte já era latente. Mas foram as histórias em quadrinhos que o levaram a despertar esse interesse pelo desenho e pintura.
Como é sua pintura? Sua pintura, de forte tendência ao fantástico, fala de uma realidade lendária de nossa cultura popular, profundamente mística e primitiva,onde todos os elementos apresentados são de aspecto simples, despojado, trabalhados em cores fortes, em longas e nervosas pinceladas.
Visite o blog do artista no link:   www.cyroarts.blogspot.com

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites