Na Morada das Artes você pode encontrar artistas como Afonso Brandão, Antônio Póvoas, Ciro Falcão, Edimar Santos, Eduardo Sereno, Edson Mondego, Luis Moraes, Mário Martins, Willian de Jesus com as mãos literalmente na(s) obra(s).
Além dos artistas profissionais, você pode ver aulas de pintura em meio ao seus salões. Muitas obras de profissionais e estudantes (como eu) são expostas aqui no blog.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Africa (arte final)

Arte: Esmeralda Ferreira.
África, postada aqui mais uma vez (agora arte final) é obra da artista, estudante e minha colega de classe Dona Esmeralda Ferreira.
A artista busca resgatar suas origens africanas e, cenas que vivenciou em sua infância. Na belíssima pintura, a artista retrata uma mãe africana que carrega uma criança em uma espécie de tecido amarrado ao seu corpo.
Interessante ouvir a artista que conta com riqueza de detalhes como eram as coisas naquela época e naquela terra distante.
É um show de arte e de técnica.


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A Favela (arte em construção)

Arte: Mayra.

Minha colega de classe é maranhense, estudante de direito, nascida em Godofredo Viana (noroeste do Maranhão - quase fronteira com o Pará). Mora em São Luis a aproximadamente 5 anos e pinta conosco.

Ela desenvolve uma pintura grande - mais ou menos 1,2m x 1,00m. O tema é baseado em gravura que ilustra uma favela, ou palafita - pequenas casas de madeira ou compensado - casas sobre a água, um corredor de tábuas que serve de passarela e acesso das pessoas às mesmas.


















A obra é inspirada em gravura encontrada na internet e de autoria desconhecida. Inúmeros detalhes e desafios pela frente. A pintura já mostra que vai ser uma maravilha.







quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Duas Obras - de Tê Carvalho

Arte: Tê Carvalho.

Aqui postamos duas obras da artista e minha colega de classe - dois estilos e duas técnicas distintas.

Na primeira obra vemos "A Componesa": Obra desenvolvida em espátula, com um colorido e um contraste entre as áreas do campo seguindo até o horizonte, as roupas, o céu. Obra muito bonita e de muito bom gosto.

















No segundo conjunto de fotografias, Tê Carvalho finaliza obra inspirada em uma releitura de uma Obra de Picasso. Esta ultima obra, 100% desenvolvida em pincel. Ambas as obras encontram-se expostas na Escola de Pintura da Morada das Artes.








terça-feira, 25 de outubro de 2011

Arte de Vanilda (em construção)

Arte: Vanilda Macedo.
Vanilda vem desenvolvendo uma obra (na verdade um par de obras). Criou uma ideia de muito bom gosto e vai "de vento em popa" produzindo ambas simultaneamente.
Muito bonitas cada uma das telas e muito melhor ainda quando ambas estão juntas. Muito interessante o efeito e a curiosidade que desperta as duas telas juntas. Uma tela é o negativo da outra - imagino como ficarão as duas em sua sala de estar.
Na foto, Vanilda sorri feliz com o resultado da obra que é uma beleza.




domingo, 23 de outubro de 2011

Painel Luis Moraes (em construção)

Arte: Luis Moraes.
Sábado tive oportunidade de ver um painel com aproximadamente 30 metros de comprimento. O painel, que ainda está em construção, é de autoria do artista plástico Luis Moraes. A obra ilustra uma catástrofe: um misto de terremoto, maremoto, tisuname, muita destruição em uma cidade da ficção.
O painel é enorme. Enche um quarto grande de um dos casarões do Centro Histórico.

















As fotos que coloco aqui mostram só aproximadamente a metade da obra.

Obra é feita em tinta à água que, diferente da tinta a óleo, seca rapidamente e requer uma habilidade extra de começar e terminar a gravura na "mesma tacada" sem contar com os ajustes que sempre são possíveis com a tinta à óleo.

O painel é encomenda de uma grande escola (uma das melhores de São Luis) e será utilizada em uma exposição de ciência.

Mostramos algumas das fotos da visita logo na sequência:



























terça-feira, 18 de outubro de 2011

A fazenda (arte final)

Arte: William.
Artista e professor William nos mostrou a obra recém finalizada para atender encomenda. A fazenda combina paisagem, casario, rio e espelho d'água.
Até a entrega, a obra permanece exposta na Morada das Artes - na praia grande.
































Ilustramos o artista com as mãos literalmente na obra - ainda em uma fase de acabamento.



segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Lagoa dos Cisnes

Arte: Amanda Belo.

Sempre muito bom postar as obras de Amandinha no blog. A estudante de arquitetura (e filha do autor do blog) pintou em espátula quadro em óleo 80 x 60cm. Show de bola. Conjunto é bem harmonioso e com um visual bem legal.

Na sequência postamos algumas fotos da obra ainda em construção.





















domingo, 9 de outubro de 2011

O Pescador (Arte final)

Arte: Emílio Josino.
Desta vez, postamos a arte final de "O Pescador". Na foto, eu apareço junto com meus professores e amigos Luis Moraes e William - ambos profissionais com mais de 20 anos de arte.

















A obra foi baseada em fotografia muito gentilmente cedida pela fotógrafa e minha amiga Débora Santalúcia - foto batida em passeio fotográfico nas praias de São Luis. Quando vi esta foto, imediatamente pedi autorização da fotógrafa para reproduzir a mesma em uma pintura.




















Luz, cenário, cores da pele do pescador, o chapéu fazem da gravura algo especialmente bacana.

Colei alguns dos últimos passos que demos antes de chegar no estágio final.


















sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Cantinho na Praia (obra em construção)

Arte: Elisângela.
Cantinho na praia é uma obra em que a artista e colega de escola, ilustra uma paisagem mista de campo, praia, coqueiral, muito verde e céu aberto.
Tela grande - talvez 1,20 de largura e 1,00 de altura.
Segundo a artista, sua obra tem sido desenvolvida para presentear seu irmão. E, ele vai gostar, é claro!!!

domingo, 2 de outubro de 2011

A Camponesa (em construção)

Arte: Tê Carvalho.

Artista maranhense, funcionária pública, estudante de pintura em tela dá um show de talento ao pintar "A Camponesa" utilizando espátula como ferramenta.

Já mencionei em outras postagens que a espátula é uma pequena ferramenta de pintura em tela - em geral metálica com perfil e tamanhos variáveis. O seu uso é algo complexo (pelo menos para o autor do blog).

Com a espátula a artista não se fixa na exatidão dos contornos. Tê Cavalho se libera para fazer uma obra repleta de interpretação. O resultado é muito bacana - um show de bola.
Obra encontra-se exposta na Morada das Artes.




Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites